Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Timóteo nesta semana, a vereadora Renara Cristina reforçou a importância da realização de processo seletivo público com critérios objetivos e isonômicos para a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Renara criticou o modelo atual de contratação temporária por meio de processo seletivo simplificado, que segundo ela compromete a continuidade e a eficiência do atendimento à população. “Esses profissionais têm vínculo direto com a comunidade e são fundamentais para a efetividade da Atenção Básica. Eles precisam de estabilidade e condições dignas para desempenhar suas funções com excelência”, destacou.
A vereadora também apresentou um requerimento oficial ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações à Secretaria de Saúde sobre o planejamento para futuras contratações nas equipes da ESF. No documento, ela questiona se há estudos para a adoção de processo seletivo público, qual será a modalidade do próximo processo seletivo e se existe previsão para a realização de concurso público definitivo, conforme já recomendado pelo Ministério Público.
Para Renara, a mudança é necessária para garantir mais transparência, previsibilidade e valorização dos profissionais de saúde. “Não podemos tratar de forma precária funções tão essenciais para a vida das pessoas. É uma questão de responsabilidade com o serviço público”, finalizou.
O requerimento agora aguarda resposta do Executivo.


Ainda não há respostas